Se construção já é algo bem complicado, se tratando de motorhome então, fica mais complexo ainda…
Espaço limitado que muitas vezes desafia a lógica. Pra montar esse tipo de projeto é preciso saber se adaptar e pensar fora da caixa. Ao longo da nossa construção aprendemos muito e passamos por muitos desafios. Precisamos procurar peças que fizessem a vez de pistões que não caberiam pelo tamanho do vão de porta; tivemos que mudar a lógica de montagem para ir montando dentro do carro com outros processos avançando; fora pensar em estrutura e fixação que fosse a prova trepidação, afinal uma casa sobre rodas se move, olha que locura ! rsrs

Mas se você está começando o seu projeto, calma. O que nós recomendamos que você faça primeiro, (além do seu projeto em papel, é claro) é pegar um papelão e fazer os moldes. Dai se você precisar mudar de ideia, errar ou qualquer coisa assim sai mais barato ne´?
Com os moldes na mão você precisar cortar e separar as peças pra saber o que vai ser fixado primeiro e o que vai prender onde.






Além dos móveis em sim é importante se atentar aos detalhes. Por exemplo, nossas ferragens são todas de inox para que tenham mais durabilidade e não enferrujem. Os Puxadores são de couro para que não machuquem caso a gente se esbarre e também tem trava em todas as portas para que tudo mantenha fechado com o carro em movimento.
Quando eu falo foi preciso pensar fora da caixa, tenho imagens que podem provar! Poque não caberia uma cuba de pia comum no nosso balcão de cozinha no motorhome, então tivemos que adaptar com uma Gn de cozinha industrial, furamos com serra copo e colocamos um ralo e sifão. Tem prova melhor que isso?






No tampo fizemos um tratamento com Resina Epox o que dá esse efeito envidraçado na madeira e deixando impermeável. Para a parte frontal do armário recortamos a porta dentro da peça inteira, para o acabamento ficar embutido. Tem mais detalhes do passo a passo em vídeo.
A nossa torneira é o modelo com filtro, já pensando em facilitar no dia a dia. A Gn foi fixada e colada no tampo, dai fizemos uma tampa charmosa pra ela, assim ganhamos mais espaço de bancada quando não estamos usando a pia. Todos os links dos itens que nós compramos reunimos aqui caso você queira saber e comprar também.



- Acabamento: Brilhante. | Materiais fabricados em ABS, garantindo durabilidade e resistência. | Sistema de controle duplo para água quente e fria. | Arejador integrado que economiza até 30% de água. | Design compacto ideal para mesas de bancada. | Inclui filtro de água para maior pureza. | Tipo de fechamento por compressão para fácil manuseio.
O padrão da pia e do maleiro foi em Chapa MDF 15mm Carvalho, já o outro armário do fogão foi feito em Cinza Azulado, igual a porta do banheiro.






O charme desse projeto ficou por conta do tampo que dobra ao meio, o fogão que tem gaveta lateral embutida e uma mesinha com dobradiça retrátil. Todo pensado nos mínimos detalhes.


Toda tubulação do gás passa por baixo do nosso assoalho, pra gente colocar o botijão de 5kg no armário da pia (ao lado do banheiro) e conseguir conectar no fogão no armário na lateral a porta de correr.
Alias lá vem a polemica, nosso botijão é o de 5kg porque é o que ia caber no nosso armário. Esse tipo é aceito na vistoria do Inmetro na regularização do motorhome, outros tipos como o famoso “liquinho” de 2kg não passam nos testes viu, então é bom pensar nisso. Mesmo com esse tipo de instalação a gente também pensa em sempre levar aquele Fogão de Camping com recargas pra ter mais opção em locais que a gente não encontrar nosso tipo de botijão (que não é em todos os lugares que tem), mas também é possível fazer a transferência do gás com um transferidor apropriado, daí você paga por um botijão comum, e transfere o gás de um para o outro. Além de que pra fazer frituras e comidas mais demoradas fora da kombi, então esse tipo de fogão portátil é muito prático.
Você gostou do nosso projeto? O que você faria diferente?








